Translate

30/07/2012

Qual o segredo para fazer sucesso no Tumblr?

Criadores de "Como eu me sinto quando", "Renato era chato" e "Pica não relatada" dão dicas para criar uma página no Tumblr

 

TumblrDesde o início de 2012, o Brasil é o segundo maior país em número de usuários no Tumblr. Os brasileiros geram mais de 2 bilhões de visualizações de páginas ao mês e, além de liderar como consumidores de conteúdo, também se destacam como criadores.

Um dos exemplos mais expressivos dessa tendência é o "Como eu me sinto quando", criado pelo publicitário Marcelo Cidral, 24, e o terceiro maior tumblr do mundo com mais de 200 mil visitas diárias.

O blog ilustra situações cotidianas com humor ao se apropriar de GIFs animados. "Ele funciona como uma espécie de terapia", explica Marcelo.  Para ele, boa parte do sucesso acontece com a identificação dos leitores. "É aquela velha história do 'eu achava que era o único que pensava assim'", conclui.

Reprodução
Aumento das buscas por Tumblr no Google Brasil
A ideia de utilizar GIFs para brincar com situações do dia a dia começou em tumblrs fora do Brasil e se popularizou com a criação de Marcelo. De lá para cá, diversos outros blogs no mesmo estilo, porém focados em nichos, surgiram no país. É o caso do "Jornalices" e o "Como me sinto na agência quando", que dialogam com jornalistas e publicitários.

Há, inclusive, diversos tumblrs focados em uma única piada. É o que o publicitário Adriano Brandão, 33, fez algumas vezes com suas criações. Segundo ele, alguns tumblrs têm sucesso momentâneo. Foi o caso do blog "Jesuscidência", pensado por ele logo após Rosane Collor ter utilizado o termo em entrevista ao 'Fantástico' e ter motivado diversas piadas na internet.

"Eu criei o tumblr meia hora depois, ele fez um grande sucesso e durou até a noite da segunda-feira", conta. "Tumblr é igual jogador de futebol: é importante saber a hora de parar", conclui.

A volatilidade digital incentiva Adriano a não parar de lançar blogs na plataforma. De sua cabeça saíram diversos outros, como "Renato era chato", "Pagodados", "Unfollow neles", "Funsquare", "Tiro de letras", "Atos 1:11" e "Jota para tudo".

Além de fazer sucesso pela criação de conteúdo, alguns modelos dão certo simplesmente por sua curadoria. É o caso do "Pica não relatada", do blogueiro Luide Hister, 25, que seleciona diariamente cerca de 50 imagens bizarras e bem humoradas. O nome do site, inclusive é um trocadilho com o termo inglês "Pic unrelated", ou "foto não relacionada" em tradução livre.

Reprodução
Marcelo Cidral, Adriano Brandão e Luide Hister 

Dá dinheiro?

A resposta afirmativa aparece apenas em alguns casos. Luide, por exemplo, nunca fez um anúncio no "Pica". "Com esse nome, que empresa quadrada de publicidade teria coragem de anunciar?", questiona.

Marcelo já recebeu propostas de anúncios, mas reconhece que o mercado demorou a assimilar o propósito da plataforma. "No começo as agências e empresas tinham um pouco de preconceito com o Tumblr, mas isso vem mudando", explica.

O que importa mesmo, segundo Adriano, são as oportunidades que surgem. "Parece papo de ex-BBB, mas o Tumblr me abriu portas", diz.

Há uma fórmula para o sucesso?

Em um debate no youPIX Festival, Adriano e Luide fizeram um painel com algumas dicas para fazer sucesso no Tumblr. Algumas delas podem ser conferidas em uma página especial que eles criaram. Entre as sugestões e brincadeiras, eles aconselham "arrumar um padrinho", "não deixar seu Tumblr fora de outras redes sociais"  e "pesquise se alguém já teve a mesma ideia antes".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário