Translate

30/08/2012

Curiosity envia primeiras fotos do seu destino-alvo

Montanha de 5,5 km de altura fica dentro de uma gigantesca cratera

 

O robô Curiosity enviou as primeiras imagens em alta resolução do local em que conduzirá a maioria das suas pesquisas em Marte. Controlado remotamente pela NASA, o jipe busca evidências microbiológicas de vida e analisará as condições do planeta para recebê-la, além de colher informações técnicas sobre as condições do terreno.


Representado nas imagens enviadas nesta quarta-feira (29/8) à agência especial, o Mount Sharp, uma montanha situada no centro de uma cratera, é o alvo principal da missão que engloba o Curiosity. O monte tem 5,5 km de altura, por isso espera-se que o robô demore pelo menos um ano até conseguir chegar do outro lado.

"O conhecimento que esperamos ganhar com a observação da cratera nos dirá muito sobre a possibilidade da vida em Marte e sobre o passado e futuro do nosso próprio planeta", afirmou o diretor da agência, Charles Bolden, em uma transmissão em que congratulou os cientistas e técnicos responsáveis e anunciou os novos feitos.

Reprodução

A formação geológica tem intrigado a Nasa por conta de um efeito que vem sendo chamado de "Grand Canyon ao contrário", quando as camadas rochosas mais perto do cume são inclinadas em relação às que se encontram por baixo.

"No Grand Canyon, as camadas são inclinadas devido às placas tectônicas. Por este motivo, é normal ver as camadas antigas mais deformadas do que as que se encontram acima", explicou John Grotzinger, cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia que participa do projeto.

De acordo com a Nasa, em apenas três semanas, dentro de um projeto de dois anos, o Curiosity já conseguiu colher mais dados sobre Marte do que todas as expedições anteriores somadas. "O Curiosity trará benefícios para a Terra e inspirará uma nova geração de cientistas e exploradores, além de preparar o caminho para uma missão humana em um futuro não muito distante", aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário