Translate

31/07/2015

Rússia e China estão construindo armas supersônicas, afirmam Estados Unidos



Representation of Wu14 from Chinese television
De acordo com os líderes do Comando Estratégico dos Estados Unidos, a Rússia e a China estão desenvolvendo mísseis de alta velocidade, apesar dos esforços para uma dissuasão nuclear. De acordo com o almirante Cecil D. Haney, diretor da Strategic Command, a China realizou recentemente 4 testes de vôo de um veículo capaz de atingir entre 5 e 10 vezes mais do que a velocidade do som. Em fevereiro, a Rússia teria testado também uma arma supersônica.

"Os países estão dipostos a empregar tecnologias cibernéticas, espaciais e capacidades assimétricas para atingir seus objetivos em possíveis crises e confitos. O desenvolvimento de tecnologias como essa torna a defesa complicada", explicou Haney.

Segundo o tenente-geral da Stratcom James Kowalski, a decisão faz parte dos esforços das nações para ganhar vantagens estratégicas em caso de conflitos.

Haney afirmou que os Estados Unidos estão desenvolvendo tecnologias que podem ser usadas para combater armas hipersônicas, que são lançadas no topo de mísseis e têm aceleração de cinco a dez vezes maior do que a velocidade do som. De acordo com o almirante, a falta de transparência dos países contribui para que se especule sobre os possíveis perigos do desenvolvimento de armas do tipo. Ele afirmou ainda que a estimativa é de que a China possua menos de 300 ogivas, mas cobrou mais abertura dos chineses.

Via BusinessInsider

Nenhum comentário:

Postar um comentário