Translate

24/03/2012

Yahoo! abre processo contra Facebook por patentes

O Yahoo! abriu um processo contra o Facebook alegando que a rede social infringiu várias de suas patentes, o que eleva o tom das tensões entre as duas empresas norte-americanas. Na queixa aberta ontem no Tribunal Distrital de San José, na Califórnia, o Yahoo! afirmou que o Facebook infringiu 10 patentes relacionadas a publicidade, privacidade e aplicativos de relacionamentos.
Recentemente surgiram relatos de que o Yahoo! havia feito contato com o Facebook sobre a infração das patentes. A estratégia do executivo-chefe do Yahoo!, Scott Thompson, chamou a atenção, já que o Facebook está perto de fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) avaliada em US$ 100 bilhões.
Em um comunicado, o Yahoo! - que está no meio de um processo de reformulações - afirmou que "infelizmente, o assunto com o Facebook permanece não resolvido e fomos compelidos a nos dirigir ao tribunal". "Nós estamos confiantes de que vamos prevalecer", declarou a empresa. O Facebook, por sua vez, sugeriu que o movimento foi uma surpresa.
"Estamos decepcionados com o fato de o Yahoo!, um parceiro de longa data do Facebook e uma companhia que tem se beneficiado da associação com o Facebook, ter decidido recorrer ao litígio", disse um porta-voz do Facebook. "Mais uma vez, soubemos da decisão do Yahoo! junto com a imprensa. Nós vamos nos defender vigorosamente dessas ações embaraçosas."
A ação do Yahoo! ocorre enquanto as duas empresas seguem em direções opostas no mercado de publicidade online, de acordo com dados recentes. Segundo a eMarketer, a fatia do Yahoo! nas receitas com publicidade online nos EUA caiu para 10,8% no ano passado, de 14,0% em 2010, enquanto a do Facebook aumentou para 14,0%, de 11,5%. As informações são da Dow Jones.


Fonte:Yahoo noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário